quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Novidades sobre o Chrome OS

A Google anunciou a liberação do projeto de seu sistema operacional através do site www.chromium.org. Mesmo a um ano de seu lançamento, ela já está disponibilizando todo o material do projeto para livre acesso. Estrutura, segurança, conceitos, tudo pode ser acessado e aprimorado, como qualquer projeto opensource.

Como esperado, ele será um variante do Linux com todo o seu funcionamento voltado para Internet. A idéia é que, se a maioria dos usuários hoje tende a passar a maior tempo acessando a Internet, por que não fazer dela o motivo principal do sistema operacional ?

chromeos

Tudo é executado pelo navegador. Músicas, vídeos, imagens, arquivos, …, todo conteúdo é exibido em abas ou painéis.

Aplicativos ? Só web. Muitos serão incorporados ao navegador, dando a impressão de rodar como se fossem nativos.

Quer um jogo ? Jogue uma versão em flash ou javascript. Quer gravar um arquivo ? Use a Internet (disco virtual) ou um pendrive. Disco Rígido só o Solid State Drive, aquela memória flash (como o pendrive) que estão acompanhando os notebooks mais modernos, e caros, lançados.

A inicialização do sistema ocorre quase instantaneamente. É ligar e você já está na tela de login.

A segurança também é bem implementada. Tudo que você executa roda isolado do sistema operacional. Assim, não há meio de apagá-lo ou modificá-lo. O conteúdo do sistema operacional é gravado numa partição separada dos dados do usuário, que por sua vez são gravados numa partição própria, criptografada. Ao atualizar o sistema operacional, a versão atualizada é gravada em uma outra partição. Se ocorreu tudo bem, esta se torna a partição “titular” utilizada pelo sistema operacional. Além disto, ao inicializar, o sistema verifica se houve alguma alteração em seus dados. Havendo, os dados originais são restaurados.

Mais sobre sua arquitetura aqui e sua segurança aqui.

No site há também diversos vídeos sobre os conceitos e arquitetura.

Abaixo, um vídeo sobre sua interface com o usuário mostra usa o conceito de painéis, aliado ao conceito de abas e janelas:

 

[Para visualizar os outros vídeos de forma fácil, clique sobre o menu mais à direita (a seta apontando para cima) e clique na primeira opção.]

Visto tudo isto, deu pra notar que o ChromeOS tem mesmo o foco pra netbooks e dispositivos móveis. Desktops e notebooks vão ficar fora da jogada.

Mas com certeza alguém por aí deverá criar uma versão suportando HDs e tudo mais. Ainda mais por ser opensource. Até isto acontecer, nada de ver o ChromeOS rodando em seu computador.

Adendo (28/11)

A Dell já disponibilizou sua própria versão do ChromeOS para a linha de netbooks. Para isso, ela criou uma sua versão customizada e disponibilizou para download e uso num pendrive. Um vídeo caseiro criado para demonstração, mostra a diferença da execução do ChromeOS comparado ao Ubuntu Netbook Remix.

sábado, 26 de setembro de 2009

Qual navegador é melhor para VOCÊ ?

Faça um teste de desempenho dos navegadores instalados no seu computador, levando em conta os sites que você visita e a capacidade dos navegadores em processar diferentes sites e conteúdos.

Acesse o site do Peace Keeper e faça o teste.

Após fazer o teste com um navegador, clique em “Benchmark Another Browser”, copie a url exibida, cole na barra de endereços do outro navegador e acesse-a.

Na avaliação em meu computador, deu Chrome (versão 3.0) em primeiro, com quase o dobro de pontos do Firefox (versão 3.5.3) que ficou em segundo, que por sua vez ficou com quase o triplo de pontos do Internet Explorer (versão 8.0).

Qual será o resultado no seu computador ?

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Helpdesk

O pessoal de suporte sofre… :)

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Chrome OS

Suposições, suposições, suposições… É tudo o que pode se fazer quando não se tem algo real, concreto. Foi a Google anunciar que iria fazer seu próprio S.O. e bumm!, dezenas de especulações surgiram na Internet sobre como ele será, como sacudirá o mercado tomado pelo S.O. que provavelmente você, leitor, usa em seu computador, aliado a dezenas de teorias de como a Computação nas Nuvens vai fazer você e outras pessoas deixarem de salvar seus dados em seu disco e confiarem num servidor remoto para guardar seus dados mais importantes.

Já que é pra especular: quer saber como provavelmente será o Chrome OS ? Pense na simplicidade trazida pelo navegador. Pegue o Ubuntu Netbook Remix e adicione esta facilidade. Insira todos os aplicativos e serviços da Google, como Picasa, GMail, Agenda, Apps, etc., integrados ao S.O.. Isto deve passar bem perto do que ele realmente será.

Seus investidores: HP, Dell, Acer, Asus, Lenovo, <adicione aqui seu fabricante de NetBook preferido>, … e todos que poderão baixar seu custo vendendo um sistema operacional simples, leve, gratuito e com um nome que o mundo já conhece.

A Google não precisará de muito alarde pra aguçar a curiosidade dos geeks de plantão, tampouco daqueles usuários “comuns” que verão as propagandas na televisão de netbooks a preços baratinhos, sendo vendidos pelas grandes magazines junto ao novo S.O..

Se houveram diversas versões de GNU/Linux personalizadas sendo vendidas e mantidas pelos fabricantes de computadores, a fim de baratear o preço para o usuário final, por que eles hesitariam em trocá-las por uma versão cujo nome todos já conhecem ? Afinal, a marca é muito forte pra ser ignorada.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Como poderia ser o Windows 8

Não, não estou me referindo ao Windows 7, que ainda nem foi oficialmente lançado. O conceito deste vídeo trata de como poderia ser o sucessor dele, através de um conceito chamado de "Copenhagen". Seu produtor, Cullen Dudas, afirma não possuir ligação com a Microsoft. Apenas dá uma amostra de seu trabalho no desenvolvimento de uma nova interface para o Windows baseada na experiência comportamental do usuário.

Copenhagen User Experience from Copenhagen Concept on Vimeo.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Windows 7 chega em outubro

Oficialmente, a 7ª versão do sistema operacional da Microsoft será lançada dia 22 de outubro deste ano. É o que indica Bill Veghte, vice-presidente sênior da divisão Windows da empresa:

Estamos confiantes que conseguiremos entregar o Windows 7 a nossos parceiros dia 22 de outubro.

win7

Enquanto o dia não chega, já se pode baixar a versão candidata à versão final no site da empresa.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Biblioteca Digital Mundial

Hoje está sendo lançada a Biblioteca Digital Mundial, uma iniciativa da UNESCO para “promover a compreensão internacional e intercultural, expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet e fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral”.

World Digital Library

A Biblioteca Digital Nacional é uma das instituições que contribuíram com auxílio técnico e fornecimento de conteúdo. O projeto contou com a colaboração de 32 instituições de países como China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, México, Rússia, Arábia Saudita, Egito, Uganda, Israel e Japão.

Creio que o foco da biblioteca serão os acontecimentos com relevância para o mundo, mais do que para cada país. Acho a iniciativa do projeto bastante válida, apesar do acervo ainda estar engatinhando em termos de conteúdo. Ao fazer uma pesquisa sobre o dia de hoje, 21 de abril e de amanhã, 22, que são duas datas históricas para o Brasil, nenhum resultado foi encontrado. Já no Wikipedia…

Leia a FAQ para saber mais sobre o projeto.

sexta-feira, 13 de março de 2009

RIC – Registro de Identidade Civil

A carteira de identidade como conhecemos está com os dias contados. O governo está lançando um cartão que reune informações como:

  • RG
  • CPF
  • Título de Eleitor
  • Carteira de Habilitação
  • Carteira de Trabalho
  • Informações Previdenciárias
  • Informações Criminais
  • Foto
  • Assinatura
  • Impressão digital
  • Cor dos olhos
  • Cor da pele
  • Altura
  • Sexo
  • etc

tudo num único smart card com diversos aprimoramentos de segurança, como dispositivo anti-scanner, marca d’água, impressão com tinta invisível e chip com criptografia forte.

ricAs impressões digitais escaneadas para a criação do cartão são enviadas para o banco de dados do Instituto Nacional de Identificação (INI), alimentando o Sistema Automático de Identificação de Impressões Digitais, da Polícia Federal.

Cada cidadão terá um número único de RIC, que poderá ser consultado por todos os estados, impedindo que se crie mais de um documento e evitando fraudes.

A proposta é que em nove anos, 150 milhões de brasileiros tenham o número de RIC. Tomara…

Links:

quinta-feira, 5 de março de 2009

Gazelle, o novo browser da Microsoft

A guerra dos browsers está longe de acabar. O centro de pesquisa da Microsoft, a Microsoft Research, divulgou que está desenvolvendo um novo browser sob o conceito de sistema operacional, onde os aspectos de segurança são todos independentes, não se relacionando com o sistema operacional instalado no computador.

Isto traria grandes melhorias de segurança, visto que a visão do browser seria apenas os dados manipulados por ele próprio, em seu mini sistema operacional, e evitaria a exploração de diversos tipos de brecha de segurança existentes hoje na maioria dos browsers.

Clipboard01

 

Browsers atuais

Gazelle

O Gazelle, que irá substituir o Internet Explorer, ainda não tem data para ser lançado.

Veja o relatório técnico disponibilizado pela MS Research.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Arquivos do Office 2007 no seu Office antigo

Se você ainda usa o Microsoft Office XP, 2000 ou 2003 e aquele seu amigo te mandou um documento que você não consegue abrir porque a versão do Office dele é a 2007, não se desespere. ;)

Baixe o Pacote de Compatibilidade do Microsoft Office, instale e pronto.

Com o uso do Pacote de Compatibilidade, você tanto poderá abrir quanto salvar arquivos no formato novo (Formato XML Aberto do Office). Viu, nem precisa atualizar seu velho e bom Office por causa do arquivo do seu amigo…

Observação: Se você é usuário do Office 2003, talvez precise antes receber as atualizações de alta prioridade.

sábado, 10 de janeiro de 2009

ODF obrigatório na administração pública

A SERPRO, divulgou a versão 4 dos Padrões de Interoperabilidade do Governo (e-PING), onde torna obrigatório o uso do formato ODF na administração pública (direta, autarquias e fundações).
Entretanto, isto não significa necessariamente na adoção do BrOffice, por exemplo. O formato não está vinculado à uma ferramenta, o que dá margem a adoção de outras, como o Microsoft Office.
Ainda assim, a adoção de um formato aberto já é um ponto em favor da liberdade do usuário.

A divulgação ocorreu dia 30 de dezembro, mês passado, enquanto estávamos apreensivos pela chegada de 2009. Seria promessa para o ano novo ? :)