Além da saga no cinema e das temporadas em desenho na TV, nos games Star Wars continua dando bons frutos. Dessa vez, com The Force Unleashed, promete impressionar.
Dirigido pelo próprio George Lucas, o jogo se passa entre os episódios III (A vingança do Sith) e IV (Uma nova esperança). Nele os jogadores irão auxiliar o vilão Darth Vader, em sua busca para dominar o universo Jedi, e tomar decisões que poderão mudar o curso de seu destino (inclusive o final do jogo ;) ). Ao jogar você toma forma de um aprendiz secreto de Vader, que foi treinado por muitos anos na arte Sith. No entanto, cresce forte o lado da Força em você e Vader o dá missões secretas para eliminar os rivais do Lord da Escuridão. Vader espera que seu aprendiz irá um dia trilhar o destino da escuridão, ficando ao seu lado no confronto contra o Império. Mas isso só o destino, através de suas ações, irá dizer...
Apesar da história ser interessante, não é tanto por ela que, em minha opinião, o jogo irá arregalar os olhos do jogador. O que irá de fato chamar a atenção é a perspectiva com a qual foi feito o jogo. As possibilidades do jogo foram repensadas para refletir as novas tecnologias desenvolvidas, dando uma nova escala e escopo para a Força.
Andei dando uma olhada no novo game engine dele e tanto a física como a inteligência artificial estão muito melhores em relação aos jogos atuais, não só em relação a outros Star Wars. Isto porque foram reunidas duas novas tecnologias, que passaram a ser incorporadas ao Havok Physics System:
Digital Molecular Matter (DMM), da Pixelux Entertainment, faz os objetos serem deformados ou quebrados de forma quase idêntica aos objetos reais. A cada material foram dadas propriedades físicas diferentes, que reagem de forma diferente dependendo da força, peso e posição com que objetos interagem. Não há mais aquele frame de animação igual para quebrar paredes de um mesmo tipo, por exemplo, com os quais estamos acostumados (há exceções, claro em alguns poucos jogos).
Sem DMM: Com DMM:Euphoria, da NaturalMotion Ltd., faz os personagens responderem de forma diferente de acordo com a situação em que se encontra, através de um simulador. Não há mais scripts pré-determinados para reação dos personagens. A cada interação eles podem reagir de forma diferente, dando ao jogo um nível muito melhor de realismo.
Com essas duas tecnologias, a experiência de jogo muda totalmente, a cada partida. A interação com personagens e cenários muda a cada vez, trazendo novas possibilidades e maior diversão.
E tudo isso, aliado ao ambiente excêntrico de Star Wars, aumenta a promessa de que The Force Unleashed será um grande sucesso.
Previsto para início de 2008. Confira mais informações no site oficial e vídeos no YouTube.