quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Instalação offline do Chrome

Algumas vezes nos deparamos com a situação de ter de instalar um navegador numa máquina sem acesso à Internet. O problema é que os instaladores padrão só fornecem a opção de instalação online, na qual baixam os arquivos usados pela rotina de instalação antes de iniciá-la. Em alguns navegadores, porém, há instaladores offline não divulgados. O Google Chrome é um deles.

Download padrão

O download padrão, online, ocorre na seguinte página: http://www.google.com/chrome/eula.html. Ao clicar em “Aceitar e Instalar” o navegador pede para salvar o arquivo ChromeSetup.exe.

Veremos que para fazer downloads offline simplesmente forneceremos parâmetros para este endereço. A página (seu JavaScript) irá interpretar o parâmetro e direcionar o download para a opção desejada.

Opção Standalone

A opção Standalone é uma versão offline que instala sem privilégios administrativos e, portanto, somente para o usuário atual da máquina. Essa opção é a indicada para usuários leigos ou sem privilégios administrativos.

Para baixá-la, basta adicionar ?standalone=1 à URL de download: http://www.google.com/chrome/eula.html?standalone=1. Ao clicar em “Aceitar e Instalar” o navegador pede para salvar o arquivo ChromeStandaloneSetup.exe.

Opção Enterprise

A opção Enterprise é uma versão offline que instala com privilégios administrativos. É possível instalar o navegador para todos os usuários da máquina.

Para baixá-la, basta adicionar ?msi=true à URL de download: http://www.google.com/chrome/eula.html?msi=true. Ao clicar em “Aceitar e Instalar” o navegador pede para salvar o arquivo GoogleChromeStandaloneEnterprise.msi.

É isto. Baixe e aproveite. ;)

Nenhum comentário: