terça-feira, 23 de outubro de 2007

Apple MacOS X Leopard

A nova versão do sistema operacional da Apple, MacOS 10.5 (também chamada de Leopard), traz mais de 300 novidades. O interessante é que esta versão traz mais novidades que muitos sistemas operacionais ditos "novos" por aí... ;)

Em especial, destaco algumas novidades de segurança:
  • Marcação (tagging) de programas: Antes do programa ser executado pela primeira vez, é exibido algumas informações sobre sua procedência, como o site do qual foi baixado, qual programa usado para o download, etc.
  • Controle de assinatura digital de programas: Permite controlar assinaturas digitais que atestam que os programas são realmente de seus fabricantes.
  • Firewall de programas: Gerencia tentativas de conexão de/para programas, possibilitando permitir ou bloquear as requisições.
  • Virtualização (sandboxing) de programas: Restringe o acesso de aplicações a diversos recursos do sistema operacional (como acesso a arquivos, rede, etc.) permitindo um maior nível de controle sobre o comportamento de programas e conseqüentemente sobre vírus e cavalos de tróia.
  • Realocação de endereços de memória: Realoca os endereços de memória de bibliotecas de funções de forma a frustrar ataques de hackers/crackers que fazem uso do desvio da execução de programas para endereços de memória pré-determinados onde estão as funções de sistema.
Faça um tour pela nova versão, que está prevista para ser liberada dia 26 deste mês.

Nenhum comentário: