quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Novidades em displays flexíveis

A joint venture LG Philips LCD, que fabrica displays flexíveis de diodo orgânico emissor de luz (os chamados OLEDs, em inglês) sob substrato de plástico flexível, impressionou ao lançar o primeiro papel eletrônico flexível colorido tamanho A4. Com 14,1 polegadas e 0,3 milímetros de espessura, o papel pode exibir até 4096 cores.

Claro que não alcança a resolução dos monitores LCD atuais, mas para o que se destina é uma marca bem razoável. Isso porque a melhor tecnologia anterior de papel eletrônico, cujo lançamento foi feito pela mesma empresa em outubro de 2005, era uma tela monocromática de 10,1 polegadas.

A mesma LG Philips LCD também está desenvolvendo um display de água e óleo, que possui um custo de produção bem menor que os OLEDs atuais. A formação de imagens se dá com um novo jeito de iluminar os pixels no display flexível: Simplificando, montam-se células minúsculas, cada uma com uma camada de óleo sobre uma camada de água, sobre uma superfície com as três cores básicas (vermelho, verde e azul). O óleo serve para obscurecer a superfície com as cores. Quando é aplicado eletricidade, o óleo se move sob a água. Ao se mover, a superfície colorida é revelada, podendo mudar sua cor dependendo da posição e da intensidade do óleo sobre as cores, que é controlada pela eletricidade. O resultado são cores vivas e brilhantes, como a capa de uma revista.

Veja mais detalhes sobre este display de água e óleo na página de sua patente.

Nenhum comentário: