quarta-feira, 2 de maio de 2007

Adobe entrando para ganhar

A empresa dona de softwares como Photoshop, Dreamweaver, Acrobat e ColdFusion está entrando pesado no mercado de desenvolvimento. Depois de comprar a Macromedia, dona da tecnologia Flash e de diversas ferramentas, lançou o Flex 2, planeja lançar o Apollo, e liberar o Flex SDK sobre a Mozilla Public License (MPL). Isso pode mudar os ventos do desenvolvimento web e, pouco a pouco, do desenvolvimento para desktop.

A Adobe teve uma grande sacada em abrir o Flex (um conjunto de tecnologias e ferramentas para acelerar a construção e distribuição de aplicativos web visualmente ricos e de alta performance) sobre a licença MPL, pois isto possibilitará uma adoção pelo mercado muito mais rápida.

E ainda com o Apollo (que permite usar tecnologias como Flash, Flex e Ajax para desenvolvimento de aplicações para desktop), diversas empresas podem abandonar o desenvolvimento de aplicações pelas ferramentas e linguagens tradicionais de desktop (como MS Visual Studio, Borland Developers Studio, Eclipse, etc). Isto porque o Apollo permite a criação de aplicações cross-plataform (ou seja, que rodam em Windows, Linux, Mac, Solaris, etc.), que usam todo o poder de interface com usuário do Flash, com todo o poder de conectividade e interoperabilidade das linguagens web existentes (JavaScript, HTML, etc.), podendo rodar fora do browser e sem conexão com a internet (offline). E como é comum nos softwares da Adobe, todo o desenvolvimento se dá de forma rápida e fácil.

Grandes empresas já estão apostando no Flex e no Apollo, inclusive lançando novos produtos e serviços que os utilizam. Como exemplo, há o eBay, que está construindo uma aplicação com Apollo para atrair mais clientes.

Se o desenvolvimento web atualmente está rumo ao Flash e ao Ajax, com essas novas ferramentas, o desenvolvimento para desktop pode seguramente caminhar para esse lado.

Nenhum comentário: