sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Facilitando o uso do computador

Recentemente conheci uma linha de software chamada Enso, da GetHumanized, que me chamou um pouco a atenção por se tratar de softwares voltados para melhorar a relação usuário-computador. Realmente, se pararmos pra pensar o quanto é complicado realizar algumas tarefas simples, corriqueiras, sem ter uma (boa) noção de informática básica, veremos o quanto isso torna difícil a adoção do uso do computador pelas pessoas.
É comum vermos pessoas mais velhas - ou não tão velhas assim - com dificuldade de compreender o funcionamento de um software aplicativo ou mesmo do sistema operacional. Isso não só esbarra na abertura de novos conceitos e no esforço pra compreender um mundo virtual cheio de metáforas e caminhos não triviais, mas principalmente na carga de memorização das tarefas e em sua burocracia.

Pra tentar solucionar esses problemas, há por aí algumas ferramentas que se integram ao sistema operacional para facilitar a realização das tarefas e tentar tornar a coisa mais fácil pro usuário. E não só pro usuário leigo ou mesmo básico. Pelo contrário, essas ferramentas podem ser ainda mais úteis para usuários avançados, que primam pela agilidade, já que estão cansados de ter sempre ter que seguir uma série de passos pra conseguir realizar seu trabalho.

Nenhum comentário: