domingo, 26 de março de 2006

Aprendendo com os erros alheios

A Engenharia de Software, diferente de outos setores da engenharia, faz pouquíssimo uso de casos de sucesso e fracasso do passado. Isso é realmente lamentável. Em arquitetura, por exemplo, poderíamos estudar os desenhos de Oscar Niemeyer, Louis Sullivan, Frank Lloyd Wright, I. M. Pei, dentre outros, e talvez até visitar alguns de seus prédios.

Uma parte de qualquer ciência amadurecida é um conjunto de problemas resolvidos, comumente reconhecidos como exemplos de bons trabalhos no setor e que servem como exemplos para trabalhos futuros (Thomas Kuhn, 1996).

Infelizmente a ES está apenas começando a amadurecer neste sentido...

Se você, como eu, gosta de analisar e refletir sobre problemas e soluções do passado, algumas providas por casos de fracasso em projetos de software, aqui vão alguns links interessantes:

Casos de Fracasso:

The Mythical Man-Month (análise sobre o projeto do OS/360, da IBM)
Daikatana (game assinado por John Romero e
Hiro Miyamoto - Ion Storms Inc e Eidos Interactive)
Duke Nukem Forever (game da 3D Realms)

veja mais aqui.

Nota: Infelizmente, a maioria dos casos de sucesso que encontrei não trazia detalhes ou maiores discussões sobre a experiência vivida. Optei então por não apresentar seus links aqui.

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