Muitos destes não são novidade e você já deve ter visto na TV ou na Internet. Porém, resolvi postar para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de ver. Enjoy It!
Laptop 3D com óculos
A Asus lançou um modelo G51J 3D, com óculos 3D Vision da NVidia, tela de 15,6”, placa de vídeo GeForce GTX 260M com 120 Mhz de atualização – para poder ver o efeito perfeitamente. Preço inicial de US$ 1.700 nos EUA.
A Acer também lançou o seu Aspire 5738DG com processador Intel Core 2 Duo 2.2Ghz, tela de 15.6”, vídeo ATI Radeon HD 4570, 4GB RAM, e óculos 3D. Preço inicial de 799.99 dólares nos EUA.
Laptop 3D sem óculos
A Sharp lançou o modelo Actius RD3D que não necessita de óculos para ver as imagens em três dimensões.
TVs 3D
LG, Samsung, Panasonic, Toshiba e Sony são algumas das empresas que já colocaram em produção TVs 3D sem necessidade de óculos. A LG, por exemplo, pretende lançar 400 mil televisores 3D em 2010.
Blu-ray 3D
A Sony já anunciou estar pronto o padrão Blu-ray 3D, que funcionará em qualquer TV 3D. O Playstation 3, console da mesma, poderá fazer uso deste padrão para exibir jogos e filmes em 3D.
Transmissão digital em 3D
A Copa do Mundo (de futebol) de 2010 será a primeira gravada em 3D. A Sony assinou um contrato com a FIFA e gravará 25 jogos em três dimensões. Porém, estes jogos só serão exibidos em eventos especiais da FIFA em Berlim, Londres, México, Paris, Rio de Janeiro, Roma e Sydney. A previsão é que em breve (não é dito quando) esta tecnologia começará a ser transmitida por alguns canais de TV pagos. Bom, se por aqui ainda estamos começando a experimentar a TV em alta definição, a transmissão em 3D deverá esperar um pouco mais…
Conteúdo 3D no YouTube
Tela 3D sensível ao toque
Impressora 3D
OK, acho que já deu pra vislumbrar o que está vindo por aí.
O mais importante é que isso vai mudar muito o conteúdo produzido para Internet, pelas emissoras de TV e pelos desenvolvedores de software. Grandes possibilidades se abrirão. Se a TV digital já promete uma virada na interatividade com o conteúdo, por exemplo, imagine como será a interação com conteúdo em três dimensões onde é possível visualizar cada detalhe de um objeto e interagir com o mesmo. Ainda é muito cedo para isso, claro, mas se depender do avanço nessas áreas nos últimos anos, vamos começar a ter contato com esses gadgets antes mesmo do que imaginamos.
Hologramas em 3D que podem ser tocados
Veja também: reportagem no Jornal da Globo de 08/01/2010.