Além de um bom anti-vírus, uma saída para evitar problemas com infecção advinda de pen-drives é a de desabilitar sua auto-execução. Assim, como nos CDs e DVDs, os pen-drives disseminam vírus pela execução automática de algum programa assim que seu conteúdo é acessado.
Desabilitar a execução automática é uma medida um pouco radical, mas que pode evitar dores de cabeça. Para executá-la, siga os passos:
- Clique no menu "Iniciar" e depois em "Executar".
- Digite "gpedit.msc" e clique em "OK".
- Acesse o item "Configuração do computador", depois "Modelos administrativos" e então "Sistema".
- Encontre o item "Desativar AutoExecutar". Clique duas vezes sobre o mesmo e na janela marque a opção "Ativado" e depois escolha a opção "Todas as unidades".
- Clique em OK para confirmar.
Pronto. Nenhuma unidade irá auto-executar qualquer conteúdo que possa danificar seu computador. Mas lembre-se, mantenha sempre seu anti-vírus atualizado.
Adendo
Se você usa a versão Starter, Home ou Home Premium do Windows Vista, esta dica não funcionará pois estas versões não vem com o GPEDIT. Felizmente, porém, há uma saída fácil:
Vá ao menu Iniciar, entre em Configurações e no Painel de Controle. Em Hardware e Sons clique na opção Reproduzir CDs e outras mídias automaticamente e depois desmarque a opção Usar Reprodução Automática em todas as mídias e dispositivos.