quinta-feira, 3 de abril de 2008

Ressuscitando jogos do DOS

Sabe aquele PC cheio de jogos de DOS que está jogado no canto e que ninguém mais usa porque é lento demais pra rodar uma interface gráfica, além do Windows 3.11 (ignorando, claro, que se queira formatar o micro e colocar GNU/Linux rodando a X) ? É, você ainda pode tirar a teira de aranha que está em cima dele pra copiar esses jogos e rodar no seu PC novo.

Pra começar, copie os jogos do PC antigo pra um disquete 3"1/2. Hã, você não tem disquete no seu PC novo ? Vai ter que tirar o HD do antigo e plugar no conector IDE (ATA) do novo, se não tiver ou quiser comprar um drive de disquete USB externo. Não tem conector IDE ATA (só SATA) ou não é desktop e sim um notebook ? Bom, aí será preciso um drive de HD USB externo...

Copie os jogos para uma pasta como DOSGAMES no diretório raiz (ex: C:\DOSGAMES, se você está usando Windows).

Baixe e instale o DOSBox. Ele é um emulador de DOS que foi portado pra diversas plataformas (Windows, GNU/Linux, MacOS X, ...) e que emula todo aquele "mundo DOS" necessário pra rodar seus jogos e programas (CPU 286/386 em modo real ou protegido, Directory File System, XMS/EMS, gráficos Hercules/VGA/VESA, etc., placa de som SoundBlaster/Gravis, etc. e por aí vai).

Você pode usar o DOSBox em Português do Brasil, baixando seu plugin de tradução.

Depois, se você não quiser ficar digitando comandos, baixe um front-end gráfico, como o D-Fend Reloaded (Windows), o DOSShell (Windows) ou o DBoxFE (GNU/Linux e Windows). Se você estiver usando Windows, recomendo o primeiro. O instalador dele já vem, inclusive, com o DOSBox.

Após instalar o front-end você deve configurá-lo, o que implica em fornecer, por exemplo, o caminho onde instalou o DOSBox. Depois da configuração básica, você poderá rodar seus programas ou jogos diretamente ou então criando um perfil que se aplica a um ou mais de um deles. Esses parâmetros requerem um conhecimento técnico adicional de DOS. Alguns front-ends, como o D-Fend Reloaded vêm com uma lista de perfis pré-configurados. Assim, se seu jogo preferido ou programa não funcionar é só procurar o perfil em uma de suas pastas.

DOOM

Agora já dá pra matar a saudade dos tempos de DOOM, Prince of Persia e outros grandes títulos.

E por falar em títulos, dê uma olhada em alguns no site CDOS Abandomware.