Abordagem prática e não técnica sobre o uso dos dois formatos.
OpenXML
Você está lendo seus e-mails da forma usual e de repente chega aquela mensagem de um amigo com um documento anexo de extensão .docx. Não possuindo o MS Office 2007, simplesmente você não conseguirá abrir o arquivo em sua máquina para lê-lo.
Isso porque este é o novo formato de documento utilizado pela Microsoft, o Microsoft OpenXML. Para as extensões padrão do antigo Office, acrescente a letra "x" ao nome: o Word (.doc) vira .docx, o Excel (.xls) vira .xlsx, o PowerPoint (.ppt) vira .pptx...
Claro que no Office 2007 você tem como configurar cada aplicação para salvar em formatos anteriores, como o .doc do Word versão 2003 por exemplo. Se você possui o Office 2003, vai ter que instalar um plug-in de conversão para poder abrir o novo formato.
Em relação ao Open Document Format, o Office não possui nenhuma compatibilidade, em nenhuma de suas versões. Portanto, não há como importar/exportar arquivos com este formato.
Open Document Format
O Formato Aberto de Documento é utilizado principalmente pelo OpenOffice em suas aplicações. O Writer, Calc e Impress, por exemplo, salvam em seus formatos nativos e suportam a exportação e a importação para os formatos do MS Office 2003 e anteriores. Mas ainda não para o MS Office 2007, pelo menos enquanto a versão 3 do OpenOffice não é liberada.
Usando os dois formatos
Com o uso de plug-ins, é possível transformar arquivos de um formato para o outro.
Se você usa o Microsoft Office é possível abrir e salvar seus arquivos no Open Document Format, utilizando o plug-in ODF Converter.
Se usa o OpenOffice, é possível abrir e salvar seus arquivos no formato OpenXML utilizando o plug-in OpenOffice.org OpenXML Translator.
Indiferença ou convergência
Se de um lado o livre e gratuito OpenOffice esbanja interoperabilidade, do outro o fechado e pago Microsoft Office acena com um formato aberto (e próprio), mas ainda não garante compatibilidade com outros formatos abertos existentes. Questão de tempo ? Pode ser. Mas tempo para que o Microsoft Office manipule o formato ODF ou o para que o OpenOffice deixe de lado o seu formato e acabe usando o OpenXML como padrão ?
Pode parecer um pouco improvável de ocorrer (talvez ambos), mas bem que seria muito bem-vindo, qualquer que fosse.